Arranca campeonato de karts
TUDO está a postos para o arranque do Campeonato de Karts mcel da cidade de Maputo, amanhã (10.00 horas), no autódromo do Automóvel Touring Clube de Moçambique (ATCM), envolvendo mais de 30 pilotos, que competirão nas classes GP Júnior, Max Júnior e Max Challenge. O campeonato, que marca a abertura da época ao nível do desporto motorizado na capital do país, prolongar-se-á até Novembro, e movimentará sete provas.
A primeira prova prolongar-se-á até às 17.00 horas. É vencedor de cada classe o piloto que se destacar nas três mangas de cada classe. A classe dos GP Júnior poderá ser a mais concorrida, com a entrada de mais dois novos pilotos saídos do curso de iniciação no ano passado, nomeadamente Samir Khan e Neil Ayob.
O detentor do título nesta classe é Aidan Hughes e vai sofrer a rivalidade de pilotos como Tiaz de Matos, Fredie Nunes e Tomás Brazuna.
No que respeita à classe dos Max Júnior, destaca-se igualmente a entrada de uma jovem que competia nas pistas portuguesas. Norberto Varinde vai tentar defender o título perante a oposição de Manuel Brazuna, Cristian Bouché e Megan Prinsloo.
Por último, nos Max Challenge tudo está na mesma em termos de concorrentes, relativamente ao ano passado. Conor Hughes, detentor do título, vai sofrer a oposição de Luís Moreira e Bruno Campos.
CURSO PARA JOVENS PILOTOS
O ATCM promove desde ontem um curso denominado “Jovens Pilotos com Futuro”, envolvendo 11 participantes dos 13 aos 21 anos. Os jovens, maioritariamente pilotos no activo e que participam no campeonato de karts da cidade, foram submetidos às aulas teóricas sobre o desporto motorizado na quinta-feira, primeiro dia do curso. No segundo dia, ontem, tiveram aulas teóricas de manhã e práticas à tarde. Hoje serão submetidos apenas a aulas práticas de amanhã até à tarde. O curso, patrocinado pela FIA-Foundation, é orientado por Cristiano Morgado, que foi campeão do Mundo em karts em 2007 na classe dos Max Challenge. Morgado, de naturalidade moçambicana, reside há 30 anos em Durban, na vizinha África do Sul.
De salientar que a FIA-Foundation já promoveu dois cursos este ano a favor do ATCM, nomeadamente o de comissários de pista e directores de prova.
![]() | ![]() |
Sem comentários:
Enviar um comentário