sábado, 7 de março de 2009

MOÇAMBOLA 2009 quem dará o passo maior

Desporto

MOÇAMBOLA-2009 - Quem dará o melhor passo?

QUEM será o primeiro a dar passo em frente? Eis a questão que se coloca neste esperado arranque do Moçambola, cuja cerimónia central será em Tete, onde o Chingale aguarda a visita do Maxaquene, num dos três encontros que se realizam hoje. Ao que tudo indica, o campo do Desportivo de Tete será pequeno para albergar tanta gente ávida em assistir à cerimónia de pontapé de saída do Campeonato Nacional, com música à mistura.
Maputo, Sábado, 7 de Março de 2009:: Notícias

Os tetenses vão certamente puxar pela equipa da casa, tirando um e outro que por casualidade sofra de amores do Maxaquene em Tete.

Contudo, o jogo de fundo da jornada envolve os Ferroviários de Maputo e de Nampula, amanhã na Machava. Os “locomotivas” da capital partem com algum favoritismo, pois reforçaram-se à medida de uma equipa que vai entrar na prova com o objectivo de defender o título. Não acontece o mesmo com o seu adversário, que ficou mais fragilizado com algumas saídas de vulto, das quais se contam alguns jogadores que passaram para as fileiras de alguns dos chamados grandes de Maputo.

Fora de ser um “derby” propriamente dito, o Chingale-Maxaquene, que se realiza esta tarde no campo do Desportivo de Tete, está revestido de capital interesse, porque marcará a abertura oficial do Moçambola, o que é motivo suficiente para reter a atenção dos amantes do desporto rei, que vão querer acompanhar, por várias vias este momento ímpar do arranque da prova máxima do futebol nacional.

Enquanto isso, o Costa do Sol, um dos crónicos concorrentes ao título, recebe o Textáfrica e é favorito, visto que inspira uma forte motivação, depois da recente conquista da Taça de Honra.

A Liga Muçulmana, por seu turno, tem o dever e obrigação de não claudicar diante do HCB de Songo, que é o novo cliente do Moçambola. Apesar de um começo menos brilhante, com o último lugar na Taça de Honra, a Liga é a equipa mais recheada em termos de reforços, o que lhe oferece várias alternativas para conseguir os seus intentos. Aliás, está mais rodado que o seu adversário, que não teve uma forte pré-competição que lhe proporcionasse um ritmo aceitável. Este jogo tem como palco o Estádio da Machava.

O Desportivo está em condições de superar o FC Lichinga, que conheceu um revés com a saída de Sérgio Faife, que transformou aquela equipa num “osso duro de roer” e que fez tombar alguns gigantes nas últimas duas épocas. Os “alvi-negros” demonstraram uma certa coesão e um fio de jogo clarividentes na sua actuação na Taça de Honra.

Mais dois jogos estão previstos para amanhã. O Atlético Muçulmano desloca-se para o reduto Ferroviário de Nacala, que regressa ao Moçambola este ano. Os treinados de Arnaldo Salvado, com um plantel muito limitado, e que já revela algum desgaste, vão fazer da sua experiência a arma forte para saírem com um resultado favorável no terreno alheio.

O Matchedje, que igualmente regressa ao convívio dos grandes, tem a missão espinhosa na sua deslocação ao reduto do Ferroviário da Beira. Os “militares”, que se exibiram a um nível aceitável na Taça de Honra, terão de ser cautelosos, porque os “locomotivas” têm outras ambições este ano e o factor casa pode favorecer-lhes.

Sem comentários: